sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sentido do Advento


Dia 30 de novembro será o 1º Domingo do Advento. Quer dizer que começaremos a preparar o Natal.
«A palavra Advento não significa "espera" mas "chegada". A Sua presença já começou, e somos nós, os crentes, que, por Sua vontade, devemos fazê-lo presente no mundo. É por meio de nossa fé, esperança e amor que ele quer fazer brilhar continuamente a luz na noite do mundo. De modo que as luzes que acendamos nas noites escuras deste inverno sejam ao mesmo tempo consolo e advertência: certeza consoladora de que "a luz do mundo" já foi acesa na noite escura de Belém e transformou a noite do pecado humano na noite santa do perdão divino; por outro lado, a consciência de que esta luz somente pode – e somente quer – continuar a brilhar se é sustentada por aqueles que, por serem cristãos, continuam através dos tempos a obra de Cristo.
A luz de Cristo quer iluminar a noite do mundo através da luz que somos nós; a Sua presença já iniciada deve continuar crescendo por meio de nós. Quando na noite santa soar uma e outra vez o hino Hodie Christus natus est, (Hoje Cristo nasceu) devemos recordar que o início que foi produzido em Belém deve ser em nós um início permanente, que aquela noite santa é novamente um "hoje" cada vez que um homem permite que a luz do bem faça desaparecer nele as trevas do egoísmo (...) a criança-Deus nasce ali onde acontecem obras por inspiração do amor do Senhor, onde se faz algo mais que trocar presentes» – escreveu o Papa Bento XVI.
O Advento aponta-nos sempre para os tempos que hão-de vir, que se espera sejam de paz, de justiça, de amor, de salvação. O Advento é a expectativa dos tempos futuros, do mundo e do homem novos que se desejam.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.